Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC Macau: Lineker busca 1ª vitória no UFC do outro lado do mundo

Primeira vitória do brasileiro de Paranaguá no Octógono fará com que ele alcance a 20ª na carreira.

John Lineker (19v-6d) se prepara para dar a volta por cima no UFC Macau: Franklin vs Le, primeira edição do evento na China, que acontece no dia 10 de novembro. Pela frente, um japonês que costuma dificultar a vida dos adversários, Yasuhiro Urushitani (19v-5d-6e). Ambos os atletas vêm de revés na estreia pela organização e a busca pela primeira vitória deve trazer ainda mais ação ao combate, válido pela categoria mosca.  
        Lineker chegou ao UFC numa série de 13 triunfos, mas acabou freado na estreia, contra Louis Gaudinot, no dia 5 de maio. Apesar da derrota por finalização, uma guilhotina nos últimos segundos do round #2, o brasileiro impressionou, tendo abocanhado o bônus pela melhor luta da noite.         "Aprendi bastante com esta primeira luta e agora vou sem aquela pressão de estreia. Estou mais focado e tranquilo, sei que gostaram de mim na primeira apresentação. Mas agora venho melhor que antes", adianta.  
      O brasileiro vai ter pela frente um oponente que costuma complicar, com lutas onde mantém domínio sobre o adversário durante o tempo regulamentar, porém detém um surpreendente número de empates, seis no total. Das 19 vitórias, Yasuhiro venceu 14 vezes por decisão.  

"Ele chuta bastante e marca bem a distância, vai pontuando até levar a luta para a decisão. Ele é bom, mas não vou deixar ele fazer este jogo", avisa. "Independentemente da forma que ele se apresentar, estou me preparando para fazer o meu jogo, para ser agressivo."      No entanto, um fator pode levar o combate para outro parâmetro. Os dois atletas saíram derrotados na estreia e a pressão pelo triunfo se torna inevitável.
         "Não sei como ele vem, mas posso garantir que eu quero muito essa vitória. Ele pode querer mudar o estilo dele, mas, independentemente disso, vou com tudo para cima."  
     Mesmo focado nisso, Lineker não mudou a sua rotina. Os treinamentos foram feitos na sua cidade natal, Paranaguá, no litoral do Paraná. Mas com novas inclusões na preparação.  
    "Fiz como sempre faço, com o comando do meu treinador, o Marcelo Ribeiro. Mas, dessa vez, trouxemos alguns treinadores para nos ajudar, principalmente na parte de wrestling e muay thai."    Yasuhiro é experiente, ele é ex-campeão peso galo do Shooto, e já bateu brasileiros como Robson Moura, faixa-preta da Nova União que detém diversos títulos mundiais de jiu-jitsu. No entanto, Lineker chegou ao UFC apontado como um dos lutadores com chance pelo cinturão, hoje sob poder de Demetrious Johnson. Segundo o brasileiro, que analisa a sua divisão de peso, o título ainda deve mudar muitas vezes de dono.    
      "Temos muitos caras bons nesta categoria. Por enquanto, acho que vai ser difícil alguém se manter por muito tempo como campeão", diz. "Demetrious é um cara bastante duro, mas muitos lutadores neste peso têm qualidade para pegar este cinturão, e sou um deles."
 O UFC Macau: Franklin vs Le será uma grande oportunidade de Jonh, que é conhecido por entrar para os desafios com os cabelos tingidos, mostrar que é capaz de ser um dos melhores entre os moscas. Um evento histórico, que marca a chegada do Ultimate na China. O momento de Lineker não apenas fazer parte de um grande dia da organização, mas de escrever a sua própria história.