Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Anderson mantém cinturão, Cigano é desafiante nos pesados

Spider sofre massacre, mas num golpe de gênio finaliza Sonnen faltando
dois minutos para a luta acabar 
  
Thiago Alves, Rafael dos Anjos e Ricardo Cachorrão perdem em Oakland 

16 mil pessoas lotaram a Oracle Arena, em Oakland, na Califórnia, para ver um time de estrelas brasileiras e americanas na noite deste sábado. A platéia estava calorosa e se revezava torcendo para os lutadores dos dois países. Junior Cigano abriu a noite vencendo de Roy Nelson na decisão unânime dos juízes. Depois de amargar quatro duros assaltos em que perdia por pontos, o campeão dos médios Anderson Silva deu uma reviravolta fantástica e finalizou Chael Sonnen. Os outros três brasileiros não tiveram a mesma sorte. Thiago Alves perdeu na decisão unânime dos juízes, Ricardo Cachorrão foi finalizado no primeiro round e Rafael dos Anjos acabou desistindo devido a uma fratira no maxilar. 
  
Quem esperava um verdadeiro massacre de Anderson Silva, “Spider”, se surpreendeu com a performance do seu adversário Chael Sonnen. Já no primeiro round, o americano partiu para cima e só parou quando Anderson conseguiu uma brecha e encaixou um triângulo fazendo o adversário desistir do combate. Foi uma verdadeira guerra. Sonnen conseguiu boas quedas e encaixou uma série de socos quase anulando o jogo do “Aranha”. Mas seus golpes não foram eficazes o suficiente para derrubar o campeão e recordista de vitórias do UFC. 
  
“Esse é o tipo de luta que cria lendas do esporte”, disse Dana White.  Ao final da luta, Anderson disse que tinha sentido a costela, mas que isso não era desculpa para a sua performance. O Aranha elogiou o adversário. “Chael é um grande lutador. Ele lutou muito bem e mostrou que estava preparado”, disse. 
  
Sobre a derrota, Chael Sonnen disse: “É devastador. Meu coração está partido. O Anderson Silva é um grande lutador. Ele achou uma maneira de ganhar e é isso que os campeões fazem”. 
  
Na primeira luta do card principal, Junior Cigano entrou na Oracle Arena com a música tema do filme Rock Balboa e foi ovacionado pela plateia. O brasileiro castigou Roy Nelson nos três rounds mostrando um boxe afiado. Mas o gordinho resistiu até o final e Junior não conseguiu nocauteá-lo. Com essa vitória, Cigano se credenciou para disputar o cinturão da categoria peso pesada. Ele disputa o título com o vencedor do confronto Brock Lesnar vs. Cain Velásquez. “A luta durou três rounds por mérito do Roy Nelson que trabalhou a guarda alta e soube se proteger muito bem. Ele é um cara muito duro. O Brock ou o Cain serão mais duros que ele. Mas eu vou estar preparado”, disse Junior Cigano. 
  
As três lutas seguintes não foram positivas para os brasileiros. Ricardo Almeida, o Cachorrão, foi finalizado ainda no primeiro round. Hughes acertou um direito que levou o brasileiro à lona e completou o trabalho com uma guilhotina que deu um ponto final à partida. Rafael dos Anjos começou o primeiro assalto cheio de gás e marcando mais pontos que o cabeludo Clay Guida, queridinho dos fãs americanos.  Mas com o maxilar fraturado  desde o round inicial, Rafael sofreu uma queda de Guida que pressionou  o brasileiro na grade fazendo com que pedisse o fim do confronto, dando a vitória ao adversário. E Thiago Pitbull não conseguiu vingar a sua derrota em junho de 2006. O americano Jon Fitch ganhou os três rounds da luta emplacando boas quedas e socos. 
  
Card principal: 
  
Anderson Silva vence Chael Sonnen por finalização aos 3 min5s do 5 round. 
Jon Fitch vence Thiago Alves na decisão unânime dos juízes 
Clay Guida derrotou Rafael dos Anjos por desistência 1min51s do 3 round. 
Matt Hughes vence Ricardo Almeida por finalização aos 3min15s do 1 round. 
Junior dos Santos vence Roy Nelson na decisão unânime dos juízes